Entrevista com a Alyson

Published 21/08/2012 by lizauguste

A Saraiva publicou no seu site uma entrevista com a Alyson que resolvi divulgar aqui.

Confiram:

Neste novo livro “Sonhos”, o primeiro volume da série The Soul Seekers, também é explorada a temática mística. Você percebe uma maior ou menor aceitação dessa temática em determinados países que visita?
Alyson Noël. Eu descobri que os leitores em geral estão realmente interessados em temas como Xamanismo, espíritos animais, visões e sabedoria dos nativos americanos, que eu exploro na série The Soul Seekers. Fiz muitas pesquisas em livros e, além de ler dezenas de materiais sobre esses temas, eu também fiz aulas de “Introdução ao Xamanismo” durante três dias, fiz duas sessões particulares de cura com um Xamã e viajei para o Novo México (estado norte-americano onde se passa a série) para mergulhar na cultura local e entrar em contato com a paisagem, entrevistar adolescentes locais com suas experiências no ensino médio, exatamente como um nativo americano. Tudo o que eu aprendi durante essa jornada me ajudou a moldar o mundo que descrevo nesses livros e as jornadas dos personagens. Eu gostaria de deixar claro também que me envolvi de forma aberta com essa cultura e fiz alguns ajustes a fim de criar uma mitologia que se encaixasse às necessidades de minha história.
______________________________________________________________________________
Quando você esteve no Brasil, no ano passado, comentou que havia pesquisado algumas peculiaridades da nossa cultura, como lendas do nosso folclore. Em que medida essas pesquisas pelo mundo influenciaram neste novo livro? Como o local dessa obra, o Novo México, foi escolhido?
Alyson Noël. Eu tive uma ótima estadia no Brasil, e fiquei tão entusiasmada que decidi que teria de viajar para muitos outros lugares maravilhosos e aprender mais sobre suas culturas fascinantes. Todas as minhas viagens servem para inspirar a minha escrita, e eu fiquei apaixonada pelo Novo México desde a minha primeira visita, há mais de uma década. Aquela paisagem bela e mística, com uma interessante mistura de culturas, fez desse lugar um mundo perfeito para a série The Soul Seekers.
______________________________________________________________________________
Sempre que se lança um livro, principalmente um volume que dará início a uma nova série, há uma certa apreensão em relação à aceitação do público. Quais as expectativas para esse lançamento? Ainda virão mais volumes desta série em 2012?
Alyson Noël. Embora eu sempre espere que meu trabalho vá encontrar um público fiel e entusiasta, isso é algo que realmente está além do meu controle. Tudo o que posso fazer é escrever o melhor livro que eu puder nesse momento particular e, em seguida, cruzar os dedos para que os leitores se divirtam com o resultado. Para a série The Soul Seekers, além de Sonhos, ainda será publicado mais um volume neste ano, Echo, e os dois últimos livros, Mystic e Horizon, estarão nas lojas em 2013. Eu escrevi o conto Daire encontra Ever (Daire meets Ever) como uma espécie de ponte entre as séries Os Imortais e The Soul Seekers. Foi uma maneira divertida de apresentar aos leitores a minha nova protagonista, Daire Santos, dando-lhes um vislumbre do que Ever e Damen têm feito desde que foram vistos pela última vez em Infinito, o último volume de Os Imortais.
_____________________________________________________________________________
Depois da sua visita ao Brasil, no ano passado, os fãs ficaram encantados com a sua simpatia e disponibilidade em atendê-los. Você também usa ativamente seu perfil no Twitter e no Facebook para se relacionar com eles. Como é esse processo de contato virtual?
Alyson Noël. Embora meus leitores brasileiros sejam os que mais ouço, eu nunca poderia imaginar que esse encontro pessoalmente tivesse tanto calor humano, generosidade e bondade como aconteceu! A visita ao Brasil no ano passado foi algo que eu nunca vou me esquecer, foi definitivamente um ponto alto da minha carreira. E sou grata por poder continuar essa correspondência por meio de diferentes redes sociais. Eu faço questão de checar o Twitter e o Facebook ao longo do dia e responder às perguntas dos meus leitores. Estou espantada como a mídia social tem servido para conectar o mundo todo.
_______________________________________________________________________________
A série The Soul Seekers também já teve os direitos vendidos para uma produtora, visando a adaptação. Você tem alguma novidade sobre as possíveis filmagens?
Alyson Noël. Todos os quatro livros da série The Soul Seekers foram comprados pela produtora Cheyenne Enterprises. E depois de me reunir com o produtor responsável recentemente, eu tenho que dizer que estou mais animada do que nunca. Ele tem um entusiasmo genuíno para os livros e uma compreensão profunda dos temas. Por enquanto, não tenho nenhum detalhe das filmagens, mas posso dizer que o projeto está definitivamente avançando!
__________________________________________________________________________________
Desde a publicação do seu primeiro livro destinado ao público jovem, já se passaram alguns anos. Ao escrever um novo livro, você considera o fato de seu público estar crescendo e amadurecendo à medida que suas obras são publicadas?
Alyson Noël. Eu tenho estado em contato com muitos leitores desde meu primeiro livro, Fingindo ter 19 anos, que foi publicado em 2005. Muitos deles começaram a ler meus livros quando estavam no ensino médio, e agora já estão na faculdade. E me sinto como se eu fosse parte da família de cada um, orgulhosa de ver que todos eles conseguiram! Mas, como escritora, não posso me preocupar com a idade do meu público. Eu apenas tento fazer o que sempre fiz, que é escrever livros românticos e entusiasmados que eu mesma gostaria de ter prazer em ler. Espero que meus leitores antigos fiquem comigo e que novos leitores também possam me descobrir.
_____________________________________________________________________________________
Quanto da sua escrita é baseada em suas experiências pessoais?
Alyson Noël. A maioria dos meus livros é inspirada na minha própria vida. Meu lema é: se uma experiência não me matar, eu vou arrumar um jeito de escrever sobre ela!
_______________________________________________________________________________________
Depois de visitar tantos países pelo mundo, como isso te inspira?
Alyson Noël. Viajar definitivamente serve como grande forma de inspiração, seja pessoal ou profissionalmente. Conhecer pessoas de diferentes culturas ampliou minha vida de uma forma que eu nunca imaginaria.
___________________________________________________________________________________________
Como é o seu ambiente de trabalho?
Alyson Noël. Eu tenho um escritório em casa, com uma mesa bem grande, uma cadeira confortável, paredes roxas, prateleiras grandes (e lotadas!) de livros e arte que me inspiram.
_____________________________________________________________________________________________
Você acredita que os escritores nascem com esse dom, aprendem durante a vida, ou ambas as opções? Como foi para você?
Alyson Noël. Apesar de se poder ensinar os fundamentos da escrita e do desenho, eu acredito que a maioria dos escritores, assim como a maioria dos artistas, já nascem assim. É uma maneira muito diferente de olhar e estar no mundo, onde cada experiência é profundamente analisada como um tema possível para uma nova história.
_________________________________________________________________________________________________
Que outra profissão você teria se não fosse escritora?
Alyson Noël. Eu adoraria ser pintora ou cantora/compositora, mas como eu não tenho talento para nenhuma dessas coisas, continuo com a literatura!
__________________________________________________________________________________________
Quais são seus hobbies?
Alyson Noël. Embora eu não seja uma pessoa de muitos hobbies, gosto de aproveitar as viagens que faço, de ler, ir ao cinema, yoga, caminhadas e sair com bons amigos para comer uma boa comida!
______________________________________________________________________________________
Se você pudesse ter a oportunidade de almoçar com algum escritor, vivo ou morto, quem seria? E por quê?
Alyson Noël. Eu adoraria almoçar com J.D. Salinger e o agradeceria por criar o personagem Holden Caulfield, do livro O Apanhador no Campo de Centeio. Esse livro teve um impacto muito grande na minha vida.
____________________________________________________________________________________
Quais foram os outros trabalhos de arte – livros, pinturas ou música – que você pode dizer que tiveram uma grande influência em você e no seu trabalho como escritora?
Alyson Noël. Embora eu tenha sido influenciada por muitos artistas ao longo dos anos, as minhas influências mais recentes para a série The Soul Seekers são as músicas de Carlos Santana. Elas têm grande profundidade espiritual e xamânica, e uma música em especial, “Into the Night”, me faz lembrar da protagonista, Daire Santos. Além disso, a arte de Michael Madzo e Georgia O’keefe inspiraram a mística, mágica e deserta paisagem da cidade fictícia de Encantamento, no Novo México, onde a série se passa.
_____________________________________________________________________________________
Você encontra tempo para ler ultimamente? Se sim, o que está lendo atualmente, e qual foi o último livro que leu e gostou?
Alyson Noël. Atualmente, a maior parte do meu tempo é dedicada à pesquisa, e eu acabei de voltar de uma turnê do novo livro que passou por Cingapura, Austrália e Filipinas. Nesse tempo, eu li Holy Cow, um livro de memórias de viagem de Sarah MacDonald, e State of Wonder  (que se passa no Brasil), de Ann Patchett. Agora, estou gostando bastante de A Idade dos Milagres, de Karen Thompson Walker.
________________________________________________________________________________________
Bate-bola rápido – quais são suas preferências em relação a:
– Série de TV:
Alyson Noël. True Blood
– Filme:
Alyson Noël. Beleza Americana
– Cidade:
Alyson Noël.
 Paris
– Música:
Alyson Noël.
 U2, Beatles, Santana, Adele, Train, Rolling Stones… é impossível escolher apenas um só!
– Viagem:
Alyson Noël.
 Toda parte e qualquer lugar!
– Comida:
Alyson Noël.
 Honestamente, eu gosto de tudo. Mas estou ansiosa para provar um pouco mais do churrasco brasileiro!
___________________________________________________________________________
P.S.: Viram que The Soul Seekers também já teve seus direitos vendidos?
Só espero que não seja lançado o filme antes de Os Imortais… Seria uma péssima previsão para nós fãs de Damen e Ever…

One comment on “Entrevista com a Alyson

  • Alyson Noël é genial, amo muito ela e a agradeço todos os dias pelas suas obras magnificas. Obrigada Alyson.

  • Obrigada por comentar! ღ

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s

    %d bloggers like this: